5 motivos para se livrar do impulso de comprar

5 motivos para se livrar do impulso de comprar

São vários os motivos que nos levam a comprar por impulso, e o resultado disso quase nunca é positivo. Pode até ser bom na hora da compra, mas e depois?

Você já comprou alguma coisa que não usou? ou usou pouco e abandonou? Você já se arrependeu de ter comprado algo e já era tarde demais para desfazer?

Pois é, isso é algo comum entre as pessoas que gostam de comprar. O que acaba desencadeando problemas financeiros e consequentemente de saúde. Uma pesquisa realizada em maio de 2018 pelo SPC, mostra que no mês de fevereiro de 2018 59% dos brasileiros fizeram compras por impulso. Veja a matéria na íntegra aqui.

No post de hoje vou te mostrar 5 motivos pelo qual você deve virar o jogo ao seu favor e não ser mais uma vítima das suas emoções. Vamos lá?

Marketing sedutor 1#

Quem de nós já se apaixonou por alguém que prometia amor eterno, e depois viu que na verdade era eterno enquanto durou? Toda relação começa com um flerte, depois um namoro, para então somente terminar em casamento.

Mas Dani, o que isso tem haver com o meu impulso de comprar sem precisar?

Tudo!

Tenho certeza que você já pesquisou um item na internet e não comprou. Mas o que aconteceu depois? esse item surgiu de forma mágica no seu e-mail, quando você abriu o facebook, quando você abriu uma página da internet para pesquisar qualquer coisa, ele estava lá lhe dizendo “últimas unidades, não fique sem, aproveite são os últimos minutos com o preço promocional”. Pois é, isso meus amigos é o famigerado marketing sedutor.

Ele te seduz, te envolve e depois da o bote!

A empresa que você comprou fica feliz da vida, e você também, não é? mas quanto tempo dura essa alegria?

Controle suas emoções ou será controlado por elas #2

Cá entre nós, a escravidão acabou há muitos anos atrás. Então você não precisa ser escravo do seu dinheiro e da suas emoções!

E sim, é possível ter autocontrole, basta mudar alguns hábitos financeiros ruins e enganar o seu cérebro.

É isso mesmo que você leu, enganar o seu cérebro. Mas como Dani?

Estudos comprovam que comprar traz um efeito parecido com o das drogas, por isso tantas pessoas viciadas em compras. No entanto, o efeito das drogas passa, e o de comprar também. E o que fica depois? geralmente arrependimento e frustração por nunca ter dinheiro sobrando para o que realmente importa.

Então a partir de hoje você vai aprender a enganar o seu cérebro! Tudo que fazemos é para evitar a dor ou buscar prazer, e 70% das nossas atitudes com relação ao dinheiro são para evitar a dor.

Então busque algo que recompense o seu cérebro tanto quanto comprar, e sempre que você se sentir triste, estressado, desanimado e achar que uma compra sem necessidade vai te fazer ficar melhor, ao invés de gastar seu precioso dinheirinho que ainda vai te deixar rico, você da outra recompensa para o seu cérebro. O que vai ser é você quem vai decidir.

A minha recompensa é ver meu potinho da viagem e da liberdade financeira aumentando, quanto mais aumenta mais eu quero acumular para atingir o meu objetivo, que é ter liberdade de escolha, de ir e vir, de tempo. Ou seja, liberdade financeira!

Tenha sonhos e trace metas para alcancar #3

Isso mesmo, sonhar não tem custo e sonhar pequeno ou sonhar grande dá o mesmo trabalho. Então sonhe alto, sonhe com tudo aquilo que você sabe que merece. Coloque esses sonhos no papel e faça um planejamento para atingir seus objetivos.

Quando planejamos e temos clareza daquilo que queremos, fica mais fácil não ceder às nossas emoções.

Sempre que você compra algo que não precisa, é um passo mais longe de realizar o seu sonho, e você não quer passar por essa vida sem realizar, certo?

Uma dica: canta a música da Anitta, aquela da paradinha!! Pare e pense se você realmente precisa daquilo que está prestes a comprar. Arrisco a dizer que não, pois se realmente precisasse não teria que parar para pensar, você já sairia de casa determinado a realizar a compra.

Torne o que é fácil difícil #4

Se você ainda não é um ser de luz que tem controle sobre as próprias emoções, sugiro que dificulte pra você mesmo, até o momento em que os novos hábitos se tornem velhos e você já não sofra por algo que antes fazia sentido, mas que agora não faz mais.

Estou falando de comprar por impulso, claro.

E como eu sei que esse caminho é um pouco trabalhoso, pois envolve mudança de hábito, vou te dar algumas dicas que me ajudaram no meu novo eu da riqueza 🙂

  1. Não vá ao shopping se você não pretende comprar algo que precise;
  2. Evite usar cartões de crédito se ele facilita as suas compras;
  3. Caso vá usar cartão, limite no aplicativo o valor que vai gastar;
  4. Não aceite as inúmeras ofertas de cartão de crédito que as lojas oferecem;
  5. Não compre parcelado, essa é a maior armadilha que existe!
  6. Use aplicativos para compra e venda de roupas usadas, como o Enjoei;
  7. Não vá ao mercado com fome e faça uma lista do que irá comprar;
  8. Troque a palavra “preciso” por “quero”, assim você não se autossabota;
  9. Faça um detox das compras, um jejum. Se desafie, você consegue maravilhas quando está comprometido!
  10. Se informe sobre finanças, busque conhecimento para aprender a ter uma relação saudável com o seu dinheiro!
  11. Evite comer com frequência fora de casa, é 30% mais caro. Pratique a cozinha terapia, você verá como momentos assim em família são muito agradáveis.

Ao invés de comprar, pense em realizar #5

Você já se imaginou caminhando pelas ruas de Paris, visitando a torre Eiffel. Ou talvez caminhar pelo Central Park, ou visitar a Brodway em Nova York? Ou talvez você sonha em passar um final de semana com a família ou com o crush em Fernando de Noronha?

Eu não sei qual é o seu sonho, mas você sabe!

Nada que você comprar vai fazer você se sentir como se sentirá quando realizar o que sempre sonhou!

Você já parou para visualizar o seu sonho? já se imaginou realizando? já sentiu o cheiro? consegue se enxergar lá?

Nossa mente cria a nossa realidade, e a disciplina e o foco no objetivo nos faz chegar lá. Associe seu dinheiro ao prazer duradouro que ele pode lhe dar logo ali na frente, e não apenas a prazeres imediatos.

Sensações e experiências são muito melhores que “coisas”. Se você souber administrar o seu dinheiro, acumulará riqueza. E isso é o mínimo que desejo pra você, ABUNDÂNCIA E PROSPERIDADE!

Eu quero muito, do fundo do meu coração, que este post te ajude a realizar os seus sonhos, pois eu tenho certeza absoluta que você merece muito vivê-los!

Sonhe, mas não deixe de realizar! e chame os amigos e a família para acompanhar o blog, tenho certeza que ajudará mais pessoas a ter uma vida abundante!

Beijos ricos da Dani!

5 motivos para se livrar do impulso de comprar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *