Poupança: pare agora mesmo de colocar seu dinheiro lá!

Poupança: pare agora mesmo de colocar seu dinheiro lá!

Poupança é o investimento mais tradicional no Brasil. O nome caderneta, vem do caderninho que nossos pais recebiam quando colocavam seu dinheiro na poupança do banco.

Mas as coisas mudaram muito, o mundo mudou, e a forma como lidamos com o nosso dinheiro também.

Você não precisa ter conta num banco para investir!

Não precisa ter muito dinheiro para investir!

Não precisa perder dinheiro na poupança, pois existem outros investimentos melhores!

A poupança não é mais o investimento mais seguro do país!

Lembra que na época em que o Collor foi presidente, a poupança teve os seus valores bloqueados? pois é, olhando por esse ponto de vista, ela foi o único investimento que teve esse congelamento, então não é a mais segura.

O que você pode fazer, e que vai ser mais vantajoso e seguro, é investir no Tesouro Direto. Assim você empresta seu dinheiro para o governo e não para os bancos. O governo é soberano, muito dificilmente irá quebrar, enquanto um banco, por ser uma instituição privada, tem muito mais chances de falir.

Se você não sabe como fazer isso, clica aqui que eu explico certinho como investir no Tesouro direto.

Agora pra ficar claro porque você precisa parar agora mesmo de colocar seu dinheiro na poupança, vamos a comparação com o título Selic, do Tesouro direto:

Poupança x Tesouro Selic
Poupança Tesouro Selic
Saque somente na data de aniversário. Se sacar antes perde o rendimento do mês. Liquidez diária. Você pode sacar qualquer dia do mês que saca com o rendimento.
Sem imposto de renda para pessoa física Tem imposto de renda, mas ainda rende mais que a poupança.
Rende 0,5% ao mês se a Selic estiver acima de 8,5% ao ano, se estiver abaixo de 8,5% rende apenas 70% da Selic. Hoje está rendendo 4,55% ao ano. Rende a Selic, que hoje está em 6,5% ao ano.
Tem fundo garantidor de crédito de 250 mil por CPF ou CNPJ. Tem a garantia do governo, que é mais seguro que um banco.
Precisa ter conta em banco para colocar o dinheiro. Não precisa ter conta em banco, apenas numa corretora de valores, que é muito melhor que um banco e não tem custo.
Não tem nenhuma taxa, mas seu rendimento é pífio. Tem a taxa de custódia da B3, de 0,25% ao ano, e ainda assim rende mais que a poupança.

Se ainda ficou alguma dúvida, deixa eu te falar de um negócio chamado Spred bancário, que é a diferença entre o que o banco paga para quem investe o dinheiro com ele e quanto ele cobra de quem toma crédito.

Só pra você ter uma ideia, ele te paga 4,55% ao ano na poupança e cobra 400% ao ano no cheque especial e no rotativo do cartão. E aí, o que achou?

Meio sacana não é?

Ainda bem que você leu esse post e vai correndo abrir conta numa corretora para investir no Tesouro direto. Ah, o banco Inter também permite investir no Tesouro direto, se achar melhor, abre conta lá. Eu tenho e gosto bastante!

Beijos ricos da Dani!

PS.: novo por aqui? da uma olhada nesse post para investidor inicial!

Siga nas redes sociais:

@daniconinck 

Fan page Facebook

Canal Youtube

Poupança: pare agora mesmo de colocar seu dinheiro lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *